Antes de aprender como cadastrar um produto com variação, precisamos falar sobre a diferença de cada um.


Qual a diferença de um produto com variação e de um produto sem variação?


Um produto com variação seria um produto onde é necessário que o cliente escolha as opções disponíveis, ou seja, ele varia. Um exemplo disso seria uma blusa, onde geralmente é possível escolher entre cor e tamanho.

Já um produto sem variação é um produto onde o cliente não tem nenhuma opção de cor ou tamanho para escolher além do produto em si, como por exemplo uma caneca de estampa específica.


Como cadastrar um produto com variação?



1- Clique no menu “Gerenciar Opções”


save image


2- Agora você precisa saber em quais opções o seu produto irá variar. Vamos supor que estejamos falando de um eletrônico que irá variar por voltagem. Tendo em mente quais opções quer cadastrar clique em “Criar opção”


save image

3- Preenchendo as informações necessárias, no nome interno então você poderia por “Voltagem” (os clientes não tem acesso a essa informação), escolhe o tipo de exibição como deseja exibir para o cliente, nesse caso seria a opção “Normal” e a apresentação que no nosso exemplo também seria “Voltagem”


save image


4- Feito isso agora clique em “Adicionar Valor” e adicione os valores, como por exemplo “110v” no caso de voltagem, é necessário ter um código. A opção “110v” também. Depois repetiríamos o mesmo processo, agora com “120v”. E depois clique no botão criar.


*É necessário ter pelo menos duas opções para poder cadastrar uma opção.


save image


Pronto, agora estamos aptos a cadastrar um produto com variação, lembrando que nesse exemplo utilizamos as opções de voltagem para um produto eletrônico.


5- Agora vá até o menu “Produtos”


save image


6- Clique em “Criar produto” e escolha a opção “Simples”


save image


7- Agora preencha as informações necessárias conforme a imagem abaixo:


Nome = nome do produto

Descrição = descrição do produto

SKU = código do produto

Visibilidade = se o produto está ativo ou não e a partir de que data, tendo a possibilidade de agendar

Preço = preço do produto, tendo também a possibilidade de cadastrar preços diferentes para cada variação.


*foram preenchidos apenas os campos obrigatórios


save image


8- Agora vá na parte de “Opções” e coloque no que o produto irá variar, neste exemplo estamos cadastrando uma camisa para cachorros, então faz sentido variar entre cor e tamanho.


save image


9- Agora vá na parte de “Categorias” e coloque a categoria a que o produto irá pertencer. No caso da camisa para cachorros por exemplo seria a categoria “Cães > Roupas e acessórios”


save image


10- Dependendo do seu plano, se sua loja possuir mais de um canal, é necessário que você vá na parte de “Canais” e escolha em que canal o produto será exibido. Se tiver apenas uma loja virtual/canal não precisa se preocupar com isso. E agora clique no botão “Criar”


save image


11- Agora acesse a página de “Detalhes do Produto”


save image

12- Agora vá até o fim da página onde você irá encontrar a parte de “Variações deste produto”. Temos duas opções para adicionar as variações, primeiro falaremos sobre o gerador de variações. No caso dele, é necessário adicionar as opções de tamanho e cor e depois clicar em “Gerar Variações” e com isso a loja virtual irá gerar toda a grade de cor e tamanho para você.


save image


Você poderia também, na segunda opção, adicionar as variações manualmente clicando ao lado em “Criar Variação” e criar cada uma das opções que a loja virtual gerou sozinha.


save image



13- Agora é necessário que você adicione um estoque:


save image


14- Agora você pode clicar no botão “Visualizar na loja” para ver como o produto aparecerá para o cliente


save image

save image

E pronto, você cadastrou um produto com variação. 

Esperamos ter ajudado!