O Google Merchant Center ou Google Shopping é uma ferramenta que ajuda você a enviar os dados da sua loja e dos seus produtos para o Google, além de disponibilizá-los no Google Shopping e em outros dos nossos serviços. Saiba mais sobre como começar no Google Merchant Center.


A plataforma de e-commerce da Uoou Solutions gera o Feed de Produtos / XML de Produtos para ser importado dentro do Google Merchant Center, assim novos produtos serão automaticamente cadastrados, bem como, informações como disponibilidade de estoque, imagens, preços de produtos serão enviados para o Google Merchant Center.


Pré-requisitos:

- Caso você não tenha uma conta no Google Merchant Center, então, por favor, veja este tutorial.

- Caso precise verificar a propriedade do domínio no Google Merchant Center, então acesse este tutorial.


Atenção: Para que a integração funcione corretamente, é necessário que os produtos possuam SKU cadastrado.


Habilitando o Google Shopping na loja virtual


1. Acesse o "Painel Administrativo" da sua loja virtual, vá no menu "Configurações Gerais" e clique na aba "Google Shopping - Integração".

2. Na página similar a abaixo que apareceu, vá na opção "Habilitar a integração com o Google Shopping?" e selecione a opção "Sim".


3. Role um pouco a página e na área "Produtos - Informações padrões (pré-definidas)", preencha as informações padrões.


Regra: Quando um produto não possui os atributos abaixo preenchidos, então pode-se definir um valor padrão para ser enviado para o Google Merchant Center. As informações obrigatórias para envio ao Google dependem de cada tipo de produto.


4. Depois clique em "Salvar modificações".

5. Agora o Google Shopping está habilitado em sua loja virtual para que seja enviado ao Google Merchant Center.


Enviando o feed de produtos para o Google Merchant Center


Para que o Google Shopping possa realizar anúncios dos seus produtos, é necessário que seja enviado os produtos, fotos, estoque, preço, etc. para o Google Merchant Center, para isso, é utilizado um feed de produtos, vamos mostrar abaixo como enviar esse feed para o Google.


1. Vá no Google Merchant Center (link: https://www.google.com/retail/solutions/merchant-center) com a sua conta cadastrada (se não tiver uma conta cadastrada e verificada, saiba como fazer isso no início desta página, na área de Pré-requisitos)


2. Clique no menu "Produtos"

3. Depois clique em "Ver todos os métodos"


 

4. Na etapa de "Informações básicas" preencha conforme as regras desejadas e depois clique em "Continuar"


 


5. Na etapa de "Nome e método de entrada", preencha o Nome do Feed principal e selecione a opção "Busca programada" conforme abaixo e depois clique em "Continuar"


 


6. Agora na etapa de "Configuração" preencha os campos destacados. 


 

Acesse o Painel Administrativo da Loja


Para pegar a "URL do arquivo" que deverá ser preenchido acima, deve-se:

  • Acesse o "Painel Administrativo" da sua loja virtual, vá no menu "Configurações Gerais" e clique na aba "Google Shopping - Integração".
  • Clique no link "Link feed de produtos" na tela abaixo:



  • E copie o link que estiver na URL do browser (selecionado em azul abaixo):



  • Essa URL deverá ser colada / colocada no campo "URL do arquivo" na etapa de "Configuração" do Google Merchant Center acima.

1. Agora clique em "Continuar" na etapa de Configuração


 



Pronto! Agora o seu feed estará agendado:




Dica: É possível clicar no nome do feed "Lista de Produtos" acima e ir na opção "BUSCAR AGORA" para fazer com que o feed seja buscado agora:


 


Importante: Pode ser que alguns produtos não tenham todos os atributos necessários para serem anunciados no Google Shopping, então o Google mostrará os erros e alertas para que sejam corrigidos.


Pode demorar até 3 dias depois que os produtos foram enviados para o Google Merchant Center para que eles sejam aprovados para iniciar o anúncios, antes disso eles podem ficar com o status de "Em processamento" ou "Em análise".