O Google Merchant Center ou Google Shopping é uma ferramenta que ajuda você a enviar os dados da sua loja e dos seus produtos para o Google, além de disponibilizá-los no Google Shopping e em outros dos nossos serviços. Saiba mais sobre como começar no Google Merchant Center.


Pré-requisitos:

- Caso você não tenha uma conta no Google Merchant Center, então, por favor, veja este tutorial.


Habilitando o Google Shopping na loja virtual


  1. Acesse o "Painel Administrativo" da sua loja virtual, vá no menu "Configurações Gerais" e clique na aba "Google Shopping - Integração".
  2. Na página similar a abaixo que apareceu, vá na opção "Habilitar a integração com o Google Shopping?" e selecione a opção "Sim".


  3. Role um pouco a página e na área "Produtos - Informações padrões (pré-definidas)", preencha as informações padrões.

    Regra: Quando um produto não possui os atributos abaixo preenchidos, então pode-se definir um valor padrão para ser enviado para o Google Merchant Center. As informações obrigatórias para envio ao Google dependem de cada tipo de produto.

  4. Depois clique em "Salvar modificações".
  5. Agora o Google Shopping está habilitado em sua loja virtual para que seja enviado ao Google Merchant Center.


Enviando o feed de produtos para o Google Merchant Center


Para que o Google Shopping possa realizar anúncios dos seus produtos, é necessário que seja enviado os produtos, fotos, estoque, preço, etc. para o Google Merchant Center, para isso, é utilizado um feed de produtos, vamos mostrar abaixo como enviar esse feed para o Google.


  1. Vá no Google Merchant Center (link: https://www.google.com/retail/solutions/merchant-center) com a sua conta cadastrada (se não tiver uma conta cadastrada e verificada, saiba como fazer isso no início desta página, na área de Pré-requisitos)
  2. Clique no menu "Produtos"


  3. Depois clique no submenu "Feeds"

  4. Nesta página clique no botão Adicionar (+) em "Feeds principais"
  5. Na etapa de "Informações básicas" preencha conforme está abaixo ou conforme as regras desejadas e depois clique em "Continuar"

  6. Na etapa de "Nome e método de entrada", preencha conforme abaixo e depois clique em "Continuar":

  7. Agora na etapa de "Configuração" preencha conforme abaixo:


    Para pegar a "URL do arquivo" que deverá ser preenchido acima, deve-se:
    • Acesse o "Painel Administrativo" da sua loja virtual, vá no menu "Configurações Gerais" e clique na aba "Google Shopping - Integração".
    • Clique no link "Link feed de produtos" na tela abaixo:

    • E copie o link que estiver na URL do browser (selecionado em azul abaixo):

    • Essa URL deverá ser colada / colocada no campo "URL do arquivo" na etapa de "Configuração" do Google Merchant Center acima.

  8. Agora clique em "Continuar" na etapa de Configuração

  9. Pronto! Agora o seu feed estará agendado:

    Dica: É possível clicar no nome do feed "Lista de Produtos" acima e ir na opção "BUSCAR AGORA" para fazer com que o feed seja buscado agora:



Importante: Pode ser que alguns produtos não tenham todos os atributos necessários para serem anunciados no Google Shopping, então o Google mostrará os erros e alertas para que sejam corrigidos.


Pode demorar até 3 dias depois que os produtos foram enviados para o Google Merchant Center para que eles sejam aprovados para iniciar o anúncios, antes disso eles podem ficar com o status de "Em processamento" ou "Em análise".