Um canal nada mais é do que um site, um domínio, por exemplo, www.seusite.com.br o que na plataforma da Uoou Solutions é chamado de Canal. O canal é normalmente utilizado por uma empresa que quer gerenciar vários sites em um único painel administrativo.


Imagine uma situação onde existe um grupo e eles possuem diversas empresas como, por exemplo, a Empresa 1, Empresa 2 e a Empresa 3, cada uma dessas empresas provavelmente terá um site e é aí que entra o canal, você pode ter o site 1 da empresa 1, o site 2 da empresa 2 e o site 3 da empresa 3.


Todos em um único painel administrativo, ou seja, você cadastra produtos no mesmo painel, quando entra algum pedido você consegue ver que o pedido veio da Empresa 1, da Empresa 2 ou da Empresa 3 tudo isso no mesmo lugar, sem a necessidade de possuir três lojas virtuais totalmente separadas para poder gerenciar as informações. 


Essa funcionalidade permite coisas como ter um produto cadastrado e dizer que ele se encontra disponível em três sites diferentes (canais), então esse Gerenciamento centraliza todas as informações em um só painel administrativo. 


Outro exemplo disso são empresas/fabricantes que possuem vários canais de venda como varejo, atacado, etc. É normal que se tenha um site para o varejo e outro para o atacado, logo, você poderia ter www.minhaempresa.com.br  como site do varejo e www.minhaempresaatacado.com.br como site do atacado


Por exemplo, no varejo ver preços, informações e fazer pedidos normalmente, enquanto no atacado ele terá de passar por aprovação, não poderá visualizar preços a não ser que se cadastre, etc. 

Então cada canal possui as suas próprias regras de meios de pagamento, os seus próprios catálogos de produtos, suas regras de preço, suas regras de frete, suas configurações de negócio e assim por diante. 

Cada canal é independente, mas possuem uma gestão centralizada. 


Exemplo 1

No exemplo abaixo, dentro do mesmo Painel Administrativo, é possível gerenciar 3 lojas virtuais / sites completamente diferentes. 



Regras de cada Canal

- Cada site poderá ter seu próprio layout, cores diferentes, logotipo diferente, domínio (www.seusite.com.br) completamente diferente. 

- A identidade visual pode ser completamente diferente ou pode seguir o mesmo padrão, isso pode ser definido no momento da criação de cada canal.

- Cada canal poderá ter regras de preço diferentes se usarem o mesmo produto, então o Site Varejo poderá vender o produto por R$ 50,00, enquanto o Site Atacado poderá vendê-lo por R$ 25,00. 

- Basicamente são sites completamente diferentes que podem ou não, ter informações compartilhadas (produtos, categorias, clientes, meios de pagamento, tipos de frete, etc.).

- As parametrizações (temos centenas de parâmetros nas Configurações Gerais) são diferentes para cada Canal, permitindo criar regras diferentes para cada site (um site pode precisar de aprovação cadastral, outro pode ser uma loja virtual convencional, etc.).



Entendendo melhor o funcionamento em Produtos

- Esse recurso é muito bom porque otimiza o tempo do lojista, pois não é necessário ficar cadastrando o mesmo produto várias e várias vezes em diversos sites.

- Na plataforma da Uoou Solutions é possível cadastrar um único produto e o mesmo pode ser configurado para ser exibido em vários sites.



Possibilidades

- Praticamente tudo dentro do Painel Administrativo pode ser configurado para ser exibido em um ou mais canais, assim o lojista ganha tempo e eficiência.


Exemplos: 

- É possível usar o mesmo menu (categorização) para vários canais;

- É possível permitir a um cliente acessar vários canais (mas ver preços diferentes para cada canal);

- É possível usar as mesmas promoções para vários canais;

- É possível usar as configurações de pagamento para vários canais, centralizando as configurações;

- É possível usar os fretes para vários canais;

- É possível definir a identidade visual completamente diferente ou igual para cada canal;
- É possível ter uma logotipo diferente para cada canal;

- Os parâmetros de configurações gerais são diferentes para cada canal, podendo criar regras de negócio completamente diferentes para cada canal;

- É possível criar layouts (através do Criador de Layouts) diferentes para cada canal ou usar o mesmo layout para vários canais.

- Além de diversos outros cadastros que podem ser compartilhados entre os canais.


Assim ganha-se tempo e evita-se que seja alterado alguma informação em um site e não sejam alterados nos demais.