Este tutorial ensinará como exibir um ícone do WhatsApp no final de todas as páginas da sua loja virtual. Esse ícone segue o visitante em todas as páginas.


O ícone ficará conforme está indicando a seta abaixo:

save image





Passo a passo para habilitar a integração do WhatsApp em sua loja

  1. Faça login em seu painel administrativo
  2. Vá no menu Integrações de sua loja virtual
    save image


  3. Agora na parte de "Integrações Disponíveis", encontre o WhatsApp e depois clique no botão "+ Adicionar"

  4. Na nova tela que será aberta, preencha as informações conforme instruções abaixo:

    Campo Nome: Preencha com um nome descritivo que lhe ajuda a lembrar dessa descrição no futuro
    Campo Canais: Selecione em quais canais deseja exibir o ícone do WhatsApp (pode ser selecionado mais de um canal)
    Campo Ativo?: Deixa essa opção marca para exibir o ícone do WhatsApp em sua loja virtual e desmarcada para ocultar o ícone.
    Campo Número de celular: Informe o número de celular para o qual os visitantes irão se comunicar. Preencha com o DDD (sem o 0) e sem nenhum espaço, conforme exemplo abaixo.
    Campo Posição na página: Informe se o ícone do WhatsApp será exibido na esquerda de todas as páginas ou na direita de todas as páginas. O ícone sempre é exibido no final das páginas.



  5. Agora clique no botão "Criar" e pronto! O ícone do WhatsApp já estará cadastrado e disponível para os visitantes entrarem em contato com você.


Dica e mais informações:

  • Se você também tiver um chat online habilitado em sua loja virtual (Ex.: Zopim, Tawk.to, Zendesk, etc.) tome o cuidado de os dois chats não ficarem sobrepostos, ou seja, se o chat habilitado estiver na direita, então o ícone do WhatsApp deverá ficar na esquerda para ficar visível.
  • O número de telefone informado no campo "Número de celular" deve ter o WhatsApp cadastrado, se você não sabe como instalar o WhatsApp em seu celular, clique aqui
  • O ícone do WhatsApp será exibido tanto em computadores Desktop, quanto tablets e celulares.
  • Se porventura o visitante / cliente não tiver WhatsApp então ele não conseguirá conversar com o número de celular configurado, o visitante / cliente primeiro terá que instalar o WhatsApp no celular.


O que acontecerá quando o visitante clicar no ícone do WhatsApp?

  • Se o dispositivo do cliente / visitante tiver o WhatsApp instalado (por exemplo, em celulares) então ao clicar no ícone do WhatsApp na sua loja virtual será aberto o WhatsApp do visitante para que o mesmo inicie uma conversa com você.
  • Se o dispositivo do cliente / visitante não tiver WhatsApp instalado então será aberto o WhatsApp Web, para que o visitante possa conversar com você.
  • Teste você mesmo! Para saber como será o comportamento do ícone do WhatsApp, aconselhamento a seguir o passo a passo acima, habilitar a integração e testar para ver como fica a usabilidade no computador e também no celular.