Objetivo


Permitir exibir determinados fretes para grupos de clientes específicos restringindo assim a exibição dos fretes para seus clientes.


Por que criar regras de fretes por grupos de clientes?


Pode ser necessário, dependendo da sua regra de negócio, exibir, por exemplo, transportadoras somente para pessoas jurídicas enquanto para pessoas físicas, você utilizará outras formas de envio, ou mesmo restringir para determinado grupo de clientes, por exemplo, clientes VIP, um tipo de frete fixo, ou uma regra diferente. Nesse cenário, você pode classificar os seus clientes por grupos de clientes e exibir os fretes de acordo com os grupos desejados. 


Como restringir tipos de fretes por grupos de clientes?


1 - Acessar o Painel Administrativo (Como acessar o painel Administrativo?)


2 - Acesse o menu "Configuração> Tipos de Frete" no Painel Administrativo


3 - Na listagem dos "Tipos de Fretes", você deve escolher o frete que deseja restringir e clicar em "Editar".


4 - Na edição do tipo de frete, você deve ir à aba "Regras de Exibição" e em "Grupos de Cliente" selecionar o grupo desejado. 


 5 - Após a restrição criada, salve as alterações em "Salvar modificações".


Atenção: Se o grupo de clientes estiver com a opção "Fretes Exclusivos" marcado, então mesmo que o cliente logado pertença a vários grupos de clientes diferentes, ele apenas visualizará os tipos de fretes configurados para ele. 


Ex: Digamos que em sua loja virtual existam 4 tipos de fretes diferentes (Frete A, Frete B, Frete C e Frete D) e que você possua 3 grupos de clientes (Pessoa física, pessoa jurídica e clientes VIP). 

  • O grupo de clientes de pessoa física pode visualizar apenas os fretes A, B e C, logo, você utilizará o tutorial acima para configurar a visualização desses fretes. 
  • O grupo de pessoa jurídica, diferente do grupo de pessoa física, pode utilizar além dos fretes A, B, C também o frete D, que é exclusivo para clientes jurídicos. Ou seja, além dos fretes comuns, os clientes Jurídicos possuem um tipo de Frete próprio que pode ser usado apenas por eles, mas ainda sim, se desejarem, podem utilizar os outros tipos de frete também. 
  • O grupo de clientes VIP, pode utilizar somente o Frete A, mas digamos que você possua clientes que estão em dois grupos de clientes (Ex: Pessoa Jurídica e VIP), teoricamente, esses clientes teriam acesso a todos os tipos de frete, mas se você desejar que ele utilize apenas o tipo de frete cadastrado em "Clientes VIP", na edição desse grupo de clientes, você deve marcar a opção "Fretes Exclusivos".


Pronto! Agora você já sabe restringir tipos de fretes por grupos de clientes


---


Outros Artigos úteis


O que é um grupo de clientes?

Como criar um grupo de clientes?

Quais são os tipos de fretes?

Como cadastrar um tipo de frete?