Neste artigo esclarecemos uma série de dúvidas e questões que surgem com a vinda da API de Conversões e outros desses pontos podem ser usados inclusive sem a API de Conversões do Facebook.
Atenção: Para que a integração funcione corretamente, é necessário que os produtos possuam SKU cadastrado.
O que é a API de Conversões do Facebook e para que serve?
A API de Conversões do Facebook é basicamente um backup aos eventos normais do Pixel do Facebook que são enviados via Navegador. Então se por ventura um evento do Navegador não for enviado para o Pixel do Facebook, o Facebook usará o evento enviado pela API de Conversões.
Desduplicação de Eventos
De modo a manter os eventos exatos, o Facebook faz a Desduplicação dos eventos recebidos do Navegador e do Servidor (API de Conversões). A desduplicação significa que quando o mesmo evento pelo Navegador e pelo Servidor (API de Conversões) são recebidos, o evento do navegador é processado, enquanto o evento recebido pelo Servidor é descartado.
Quando você ativar a API de Conversões do Facebook, você irá conseguir visualizar dentro do Gerenciador de Eventos do Facebook as informações de Desduplicação (pode levar várias horas para essa informação começar a aparecer).
Na janela que será aberta é possível visualizar que os eventos de Servidor estão sendo Desduplicados:
Identificação do Evento
Quando o Facebook faz a descuplicação de eventos, são usadas duas informações muito importantes: O Nome do Evento e a Identificação do Evento. Quando um par de eventos são recebidos do Servidor e do Navegador eles possuem a mesma Identificação do evento. Na análise de Eventos de Teste é possível visualizar que os eventos foram corretamente Descuplicados abaixo:
Testando o envio de eventos pela API de Conversão
O vídeo abaixo mostra como ativar o modo de Eventos de Teste para a API de Conversões do Facebook e validar que ela está enviando corretamente os eventos para o Pixel do Facebook.
* O vídeo começa em 02:40 segundos que é a parte da explicação sobre os testes de eventos.
Mensuração de correspondência de eventos
Basicamente usando os dados do cliente enviados pela API de Conversão, o Facebook tenta associar os eventos a uma conta do Facebook.
Preparamos esse tutorial para aprofundar as explicações sobre a métrica "Qualidade da correspondência de eventos".
Diagnóstico
De tempos em tempos você irá ver algumas mensagens relacionadas ao Pixel do Facebook reportadas na aba de "Diagnóstico" do Facebook. Algumas vezes esses erros são falsos positivos e podem ser ignorados.
Alerta de problema: "Eventos de compra redundantes"
O Facebook pode mostrar a mensagem de alerta "Eventos de compra redundantes" na aba de "Diagnóstico" e no vídeo abaixo mostramos o que ele significa na plataforma da Uoou Solutions e como resolvê-lo:
Alerta: "Server Sending Invalid Match Key Parameter for PageView Event"
Nós vemos esse erro de tempos em tempos. O nome acima fala sobre o evento de PageView mas pode ser relacionados a quaisquer outros eventos (ViewContent, Purchase, etc.).
Isso pode acontecer quando bots ou mesmo usuários usando bloqueados de conteúdo acessam o e-commerce e enviam eventos inválidos para o Pixel do Facebook e API de Conversões, então o Facebook adiciona esse aviso.
Eles referem-se a uma quantidade mínima de eventos do total recebidos e podem ser ignorados.
Depois de alguns dias normalmente esses avisos somem sozinhos da aba de Diagnóstico.
Alerta da Qualidade da Correspondência de Eventos
É comum que o Facebook alerte que alguns campos específicos do usuário estão enviando valores inválidos para determinados eventos. Isso se refere a falsos positivos de determinados bots acessando seu e-commerce ou mesmo usuários com bloqueadores que impedem o e-commerce de enviar determinadas informações ao Facebook.
Clique na aba de "Correspondência de evento":
Determinadas informações que são enviadas ao Facebook em forma de hash, podem apresentar um alerta (veja na imagem abaixo). Esses são falso positivos de dados inválidos enviados ao evento por bots ou usuários com bloqueados de anúncio. Somente uma minoria dos eventos enviam esses dados inválidos para o Facebook, mas isso já é suficiente para eles dispararem esse alerta.
Em nossos acompanhamentos verificamos que eles mudam de campos e eventos dependendo do horário do dia. Enviamos as informações dos clientes usando a mesma biblioteca criada pelo próprio Facebook, então as informações são envidas conforme instruções deles, porém, mesmo assim, principalmente em e-commerce com um fluxo maior de usuários, esses alertas são exibidos e podem ser ignorados.
Novo domínio enviando dados / New domain sending data
Your pixel recently started sending events from these domains
Esse pode ou não ser um erro. Se for um domínio conhecido você pode ignorar essa mensagem ou então pode-se criar uma Lista de Permissões de tráfego para permitir que somente determinados domínios enviem eventos ao seu Pixel do Facebook. Dentro do Pixel do Facebook no Gerenciador de Eventos Vá na aba "Configurações" e clique em "Permissões de tráfego" para criar uma permissão de tráfego para o seu Pixel.
Alerta: "Analise quais eventos de conversão limitados podem ser vistos por seus pixels"
Essa mensagem provavelmente irá aparecer em algum momento, solicitando para que você analise e configure os eventos para que o Facebook possa processar eventos usando a Mensuração de Eventos Agregados.
Basicamente é uma forma do Facebook conseguir processar eventos mesmo em dispositivos da Apple com iOS 14 ou superior, quando o usuário Desativou o Rastreamento. Assim o Facebook prioriza os eventos que serão processados.
Então em uma mesma sessão de navegação o Facebook irá enviar um único evento mais importante, por exemplo, se o cliente disparou vários eventos durante a janela de navegação como PageView, Ver Conteúdo e Compra, ele somente enviará o evento de Compra (se esse for o evento configurado como mais importante), permitindo algum tipo de mensuração de conversão, mesmo quando o usuário desativar o rastreamento.
Para resolver esse aviso você deve clicar em "Analisar eventos" e seguir o passo a passo solicitado pelo Facebook.
Abaixo está um exemplo onde escolhemos o evento de Maior Prioridade como "Compra" e o de menor prioridade como "Adição ao Carrinho".
Você deve configurar conforme seus anúncios e priorização de conteúdo para suas campanhas. Sugerimos consultar sua agência de marketing para que eles informem como desejam que essa configuração seja feita.
Nota para "Qualidade de correspondência de eventos" abaixo de 6.0
No vídeo abaixo é mostrado um evento com nota da qualidade de correspondência de eventos abaixo de 6.0 e porque isso acontece.
Alerta de Nível de Atualidade de Dados: A atualidade dos seus dados não está de acordo com as melhores práticas
Em alguns eventos é possível visualizar um alerta nos eventos informando que a "a atualidade dos seus dados dados não está de acordo com as melhores práticas", isso acontece quando o Facebook detecta ou diz detectar que o processamento dos eventos não foi em "Tempo Real".
No vídeo abaixo mostramos o funcionamento dessa métrica e como validar se a métrica está sendo recebida em tempo real.
A API de Conversões está ativada na integração mas a taxa de desduplicação está zerada
Sugerimos aguardar alguns dias após a ativação da API de Conversões antes de começar a visualizar essas métricas (elas podem demorar algum tempo para aparecer no painel do Facebook).
Porém, se depois de ativar a API de Conversões os eventos enviados pelo Servidor estiverem em 0% similar a imagem abaixo:
Sugerimos verificar as seguintes soluções:
Solução 1 - Verifique a sua integração com o Pixel do Facebook (Menu Integrações > Selecionar integração Pixel do Facebook) e garanta que o campo "Testar eventos do servidor - Código de teste" está vazio.
Pois se esse campo estiver preenchido, todos os eventos do servidor (API de Conversão) serão enviados em modo de teste e não são computados como eventos reais.
Solução 2 - Se a tratativa acima não funcionar ou já estiver vazia, verifique se sua integração está corretamente configurada com o Token de Acesso do Pixel do Facebook.