Na lista abaixo explicamos as mensagens que serão enviadas por WhatsApp. Preparamos um artigo explicando também como editar as mensagens transacionais enviadas por WhatsApp.


A nossa solução de envio de mensagens por WhatsApp envia as situações do pedido para o cliente


Pré-requisitos

- Você deverá ter contratado o plano de envio de mensagens por WhatsApp

- O cliente precisa ativar o recebimento das mensagens por WhatsApp para que elas comecem a ser enviadas.


MensagemQuando a mensagem é enviada?Descrição
Mensagem por WhatsApp - Aprovação de recebimento de mensagemQuando o cliente ativa o envio de mensagens por WhatsApp, ele recebe imediatamente uma mensagem avisando que agora irá receber mensagens por WhatsApp.Essa mensagem é importante para o cliente saber que as mensagens do pedido vão ser enviadas pelo WhatsApp.
Pedido - Finalização compraMensagem por WhatsApp enviada para o cliente assim que o pedido foi finalizado na loja virtual.Geralmente esta mensagem contém informações de confirmação do pedido, tais como: Número do pedido, valor total, além do link para o link acompanhar o pedido sem estar logado.
Pedido - Pagamento AprovadoMensagem por WhatsApp enviada para o cliente assim que o pagamento foi marcado como completado ou aprovado na loja virtual.
OBS.: O pagamento pode ser aprovado manualmente através da Área Administrativa ou automaticamente através do gateway de pagamentos, depende das regras de sua loja virtual.
A mensagem de pagamento aprovado avisa o cliente de que deu tudo certo com o pagamento do pedido e normalmente informa quais são os próximos passos do pedido. 
Pedido - Pagamento CanceladoMensagem por WhatsApp enviada para o cliente assim que o pedido é marcado como "Cancelado".
Um pedido cancelado significa que o pedido foi cancelado pelo gateway de pagamentos ou manualmente através do Painel Administrativo, geralmente um pedido é cancelado por falta de pagamento.
A mensagem de pagamento cancelado avisa o cliente de que o prazo pagamento expirou (no caso do boleto bancário) ou que o pagamento no cartão de crédito não deu certo. Sugere-se avisar de uma maneira cordial e pedir para o cliente realizar uma nova compra.
Pedido - Disponível para RetiradaMensagem por WhatsApp enviada quando o administrador altera a situação do pedido para "Disponível para retirada" em um tipo de frete "Retirada em endereço fixo".Esta mensagem informa para o cliente que o pedido está disponível para retirada na loja ou fábrica. Recomenda-se deixar claro o local da retirada e também as instruções / procedimentos para retirada no endereço físico.
Pedido - Em transporteMensagem por WhatsApp enviada para o cliente quando um código de rastreio é adicionado ao frete do pedido ou quando o frete é marcado como "Enviado" (deixando o código de rastreio em branco).Esta mensagem é importante para avisar o cliente que a compra realizada já foi despachada, além disso, é essencial que a mensagem contenha instruções como: código de rastreio, link para que o cliente possa consultar onde está o pedido, etc.
Pedido EntregueMensagem por WhatsApp enviada  para o cliente assim que o pedido é marcado como "Entregue" no Painel Administrativo da loja virtual ou através de alguma atualização automática da loja virtual.          Um pedido entregue significa que o pedido foi entregue ao destinatário com sucesso e que terminaram os procedimentos dentro da loja virtual.
Pedido em ProduçãoMensagem por WhatsApp enviada quando o pedido está em produção.O cliente só receberá a mensagem quando o Administrador selecionar a situação do pedido como "Produção" em Painel Administrativo > Pedidos
Pedido em SeparaçãoMensagem por WhatsApp notificando que o pedido está sendo preparado.A notificação por WhatsApp será enviada para o cliente assim que o administrador marcar a situação do pedido como "Em Separação" no painel administrativo de pedidos, seja por meio de uma ação individual ou em massa.