Como realizar a importação ou exportação de tarifas de envio?


Objetivo

Optaremos por importar tarifas de envio via planilha de importação quando for preciso cadastrar vários registros, visando automatizar o processo que antes exigia o cadastro individual de cada tarifa. Nesse cenário, a exportação nos será muito útil, uma vez que ela permite extrair todas as tarifas cadastradas, realizar as alterações desejadas e, em seguida, reimportá-las com as atualizações realizadas.


Tutorial

1 - Primeiramente, devemos incluir os dados necessários na planilha para que ela seja importada corretamente, conforme exemplo abaixo:


Ao importar os dados manualmente da planilha para a plataforma, você notará a correspondência direta entre os campos da planilha e os campos da plataforma. Isso garante que as informações inseridas em ambos sejam idênticas.


Faixa de CEP


O que é Faixa de CEP? Faixa de CEP é o intervalo de CEP's de uma região. Por exemplo, a faixa de CEP de Blumenau é 89000-001 à 89079-999, portanto:

  • No campo "CEP inicial", informe o CEP que inicia a faixa de CEP em questão;
  • No campo "CEP final", informe o CEP final aceito pela faixa de CEP em questão. 


Configuração do modo de pesagem


Nesse caso, temos dois modos de pesagem, sendo eles, faixa de peso e faixa de metro cúbico. Geralmente, as transportadoras utilizam apenas uma das duas informações, portanto, basta cadastrar apenas uma dessas duas faixas. Contudo, na situação das duas faixas serem cadastradas, apenas a faixa por metro cúbico será levada em consideração.

Em resumo, configure apenas a faixa que estiver presente na tabela negociada. Caso ela possua faixas de peso, utilize "Faixa de peso", caso utilize faixas de metro cúbico, utilize "Faixa de metro cúbico".


Faixa de peso

  • No campo "Peso inicial (gramas)", informe o peso inicial da faixa de peso em questão;
  • No campo "Peso final (gramas)", informe o peso final da faixa de peso;
  • No campo "Peso máximo suportado", informe o peso máximo permitido pela transportadora;
  • Em "Adicional de preço por Kg", informe qual o valor extra cobrado pela transportadora a cada quilograma que superar o maior peso final cadastrado.


Faixa de metro cúbico

  • No campo "Metro cúbico inicial", informe o metro cúbico inicial da faixa de metro cúbico em questão; 
  • No campo "Metro cúbico final", informe o metro cúbico final da faixa de metro cúbico em questão;
  • Em "Volume máximo suportado", informe o metro cúbico máximo permitido pela transportadora;
  • No "Adicional de preço por m³", informe qual o valor extra cobrado pela transportadora a cada m³ que superar o maior metro cúbico final cadastrado.


Valor total do frete

  • Em "Valor de frete", informe o valor fixo cobrado pela transportadora para realizar a entrega para essa faixa de CEP e peso em questão da tarifa. 
  • No campo "Percentual de taxas", insira o percentual, com base no valor total da Nota Fiscal, que será cobrado. Para preencher esse campo, leve em consideração a inclusão de todas as taxas e impostos (ICMS, Ad-Valorem, GRIS, ...). Ou seja, caso tenha um acréscimo de 0,2% de GRIS e outro de 0,7% de Ad-Valorem, adicione 0,9% nesse campo. 


Prazo de entrega

  • No campo "Prazo de entrega", deverá ser inserido o prazo estimado pela transportadora para realizar a entrega; 
  • Já no "Prazo máximo", deve ser inserido o prazo máximo (caso exista) estipulado pela transportadora.


Após inserirmos todos os dados necessários, podemos realizar dessa forma a importação da planilha dentro da plataforma


2 - Para realizar a importação de planilha, deve ser clicado no botão "Importar"


Com isso, duas opções poderão ser visualizadas, "Importar (Excel)" e "Visualizar histórico de importações"


  • Para importar a planilha, será necessário clicar em "Importar (Excel)"
  • Já no campo "Visualizar histórico de importações", possuirá todo o histórico de planilhas importadas, assim como quem importou 


  • Em "Arquivo das tarifas de envio", selecione o arquivo das tarifas de envio.
  • Já no campo "Ação de importação", decida se deseja apenas adicionar novas tarifas, mantendo todas as atuais, ou se deseja apagar todas as tarifas atuais, atualizando a Estratégia apenas com novos registros. 



A funcionalidade de "Ação de importação" se destaca em situações em que há alterações contratuais com sua transportadora. Essa ferramenta permite uma atualização eficiente ao importar os novos dados, substituindo todas as informações existentes por aquelas recém adicionadas. Isso viabiliza a gestão ágil e precisa, eliminando dados desatualizados e integrando as informações mais recentes, resultando em processos mais alinhados e precisos.


Após preencher todas as informações, poderá clicar no botão "Importar arquivo".


4 - Planilha importada pronta para uso, conforme exemplo abaixo:



Pronto! Agora sua planilha foi importada corretamente e todos os registros se encontram em sua loja virtual!