Objetivo

Este artigo visa demonstrar de forma prática como podemos extrair informações de uma planilha fornecida pela transportadora e inseri-las nos campos ao cadastrar tarifas, ou mesmo durante o processo de importação. 

Tutorial

1 - A transportadora enviará a você uma planilha contendo as faixas de CEP, os métodos de pesagem e todos os dados necessários para o preenchimento das tarifas. Abaixo, segue um exemplo da planilha:


Faixa de CEP


No nosso exemplo em questão, temos o campo "Preço de destino", que se refere à faixa de CEP para cadastrar as tarifas. No entanto, não foram fornecidos os limites iniciais e finais desta faixa. Nessa situação, recomenda-se entrar em contato com a transportadora para solicitar esta tabela com os intervalos de CEPs. Isso permitirá o cadastro adequado desses dados na plataforma.


Suponhamos que a faixa de CEP para BA-CAP abranja de 40000-000 a 48999-999. Ao inserir esses valores no campo "Faixa de CEP", o registro seria feito da seguinte maneira:


Modo de pesagem 


Neste contexto, temos dois métodos de medição de peso disponíveis para cadastro na plataforma: faixa de peso e faixa de metro cúbico. Considerando que, neste exemplo de planilha, o método de medição utilizado é o metro cúbico, devemos preencher apenas os campos relacionados à "Faixa de metro cúbico". Da mesma forma, se estivéssemos trabalhando com gramas ou kg, seria necessário completar os campos referentes à "Faixa de peso", no caso de kg não esquecendo de realizar a conversão para gramas.


Já em "Volume máximo", é importante inserir o volume máximo suportado pela transportadora, em metros cúbicos (m³). No caso específico desta transportadora, não há um limite máximo de peso para o transporte, portanto, esse campo pode ser deixado em branco.


No campo "Adicional de preço por m³", informe qual o valor extra cobrado pela transportadora a cada m³ que supera o maior metro cúbico final cadastrado.


Seguindo os dados na planilha, temos que os registros ficam dessa maneira:


Retiramos a informações nos respectivos campos abaixo:



Valor total do frete


No campo "Valor do frete" devemos informar o valor fixo cobrado pela transportadora para a faixa em questão. 

Já no campo "Percentual de taxas" informamos qual percentual, com base no valor total da Nota Fiscal, será cobrado. Para preencher este campo, leve em consideração a inclusão de todas as taxas e impostos (ICMS, Ad-Valorem, GRIS, ...). 


Retiramos as informações nos respectivos campos abaixo:


Note que em "Percentual de taxas" todas foram somadas, de modo a incluir apenas a soma total na plataforma. Ou seja, caso tenha um acréscimo de 0,3% de GRIS e outro de 0,9% de Ad-Valorem, adicione 1,2% nesse campo.


Prazo de entrega


Em "Prazo de entrega", informe qual o prazo estimado pela transportadora para realizar a entrega.

Por outro lado, em "Prazo máximo" informe qual o prazo máximo (caso exista) estimado pela transportadora para realizar a entrega.


Após todas as informações forem inseridas, nossa tarifa estará pronta, podendo ser salva: 


Obs:  Para cada faixa de peso daquela faixa de CEP, deverá ser criada uma nova tarifa


É fundamental compreender que cada transportadora possui seu formato de planilha específico. Nem todas serão semelhantes à apresentada neste tutorial, porém, todas seguirão a mesma lógica subjacente. A diversidade nos formatos não altera a base conceitual, permitindo a aplicação dos mesmos princípios independentemente das variações nas planilhas fornecidas por diferentes transportadoras.